No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Música e para o assinalar fica uma história bem conhecida e algumas curiosidades sobre os grandes compositores clássicos:
Pedro e o lobo
Há muito, muito
tempo, havia um pequeno pastor que se chamava Pedro e que cuidava das suas
ovelhas nos campos de pasto dos arredores da aldeia. Todas as manhãs, muito
cedo, o pastor saía com o seu rebanho para a pradaria e ali passava horas e
horas. Muitas vezes, enquanto via as suas ovelhas a comer, Pedro punha-se a
imaginar coisas e a pensar no que poderia fazer para se entreter e fazer as
horas passarem mais depressa.
Um belo dia, o
pastorzinho, farto de contemplar as ovelhas, decidiu que seria divertido gozar
um bocado com as pessoas da aldeia. Aproximou-se do povoado e começou a gritar:- Socorro, socorro! Vem aí o lobo,
socorro!!!!
Ao ouvir os
pedidos de socorro do pastor, os habitantes da aldeia largaram tudo o que
estavam a fazer e correram em auxílio do pequeno. No entanto, quando lá
chegaram, deram conta de que se tratava de uma partida de Pedro, que ria às
gargalhadas. Os aldeões ficaram muito aborrecidos e decidiram regressar às suas
casas. Assim que foram embora, Pedro decidiu gritar de novo:
- Socorro, socorro! Vem aí o lobo,
socorro!!!!
Desta vez, as
pessoas acreditaram que era verdade e que, perante o lobo feroz, o pobre Pedro
iria precisar de ajuda. Mas, ao chegar perto dele, foram encontrá-lo novamente
a rir a bandeiras despregadas. Desta vez os aldeões aborreceram-se ainda mais e
foram embora mesmo zangados.
Na manhã
seguinte, Pedro levou novamente as suas ovelhas para o mesmo pasto e ainda se
ria ao recordar o que tinha acontecido no dia anterior. Não se sentia nada
arrependido. Mergulhado nos seus pensamentos, Pedro nem se deu conta de que um
lobo se aproximava. Quando deu meia volta e deparou com ele, o medo invadiu o
seu corpo. Ao ver que o animal se aproximava mais e mais, começou a gritar,
desesperado:
- Socorro, socorro! Vem aí o lobo, socorro!!!! Vai
devorar todas as ovelhas, socorro!!!
Mas, desta vez,
os seus gritos foram em vão. Os camponeses não acreditaram em Pedro e não o
foram ajudar. O infeliz pastorzinho ficou a ver como o lobo atacava as suas
ovelhas, enquanto continuava a pedir auxílio, gritando uma e outra vez:
- Socorro, socorro! O lobo, socorro!!!!
Os aldeões
continuaram a fazer orelhas moucas, enquanto o pastor via o lobo a comer as
ovelhas. Então, Pedro deu-se conta de que tinha sido muito injusto para com os
habitantes da aldeia e, apesar de ser tarde de mais, arrependeu-se
profundamente e nunca mais voltou a mentir nem a aldrabar os outros.
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Nascido na Alemanha, o compositor,
violinista e organicista viveu entre os séculos XVII e XVIII e é um dos mais
famosos compositores de música clássica. Bach veio de uma família de músicos,
embora seus pais tenham morrido quando era jovem. Deixou um legado com mais de
mil obras entre cantos, concertos, vocais, partituras, etc.. As mais conhecidas
peças de Bach são, provavelmente, os Concertos de Brandenburgo
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Génio musical talentoso, o austríaco de Salzburg
começou a compor aos 5 anos de idade, e
ainda jovem encantou a realeza e a nobreza europeia apresentando-se
principalmente na capital Viena. Escreveu mais de 600 obras entre sinfonias,
concertos para piano, óperas, sonatas, serenatas, entre outras. Entre suas composições mais
famosas estão óperas como "A Flauta
Mágica", "As Bodas de Fígaro",” Don Giovanni” e Requiem, este
último escrito apenas parcialmente devido à morte precoce. Morreu de uma doença
desconhecida e foi sepultado numa cova anónima.
Ludwig van
Beethoven (1770-1827)
Beethoven nasceu em Bonn, filho de um professor de
música. Aos 20 anos, o compositor alemão
mudou-se para Viena e foi lá que
construiu a sua carreira. Escreveu muitas sinfonias cujas mais famosos são a 9ª
Sinfonia,"Ode à Alegria", e a 5ª Sinfonia, com notas de abertura
facilmente reconhecíveis e dramáticas. Compor não era fácil para ele e aos 28 anos perdeu a
audição.
Giuseppe Verdi
(1813-1901)
Compositor italiano, a sua obra influenciou o
cenário musical do século XIX e algumas óperas continuam reunindo plateias
lotadas ao redor do mundo, como Aida, Otello e La Traviatta.
Richard Wagner
(1813-1883)
O compositor, maestro e diretor de teatro restringiu
sua produção às óperas, e da lista das 10 óperas com maior duração, 7 são de
Wagner, sendo a mais famosa a "Cavalgada das Valquírias"
Desenvolveu a linguagem musical e influenciou a
música erudita europeia. Entre as suas obras mais famosas estão Tristan und
Isolde, Der Ring des Nibelungen, Pasifal, Die Walkùre e Siegfried.
Frederic Chopin
(1810-1849)
Um dos nomes mais famosos quando o assunto é piano
(ou músicas para casamentos). Tal qual Mozart, este compositor polonês radicado
na França revelou talento genial ainda na infância e consolidou-se como um dos
maiores pianistas e compositores para piano da história. Produziu
principalmente obras curtas para pianos, como sonatas, valsas, prelúdios, entre
outros.
Johannes
Brahms
Tímido e reservado, Brahm escreveu para vários
tipos de instrumentos, incluindo clarinete, mas é mais conhecido pelas muitas
peças para piano e canções, incluindo uma que veio a ser conhecida como
"Lullaby" (ou "canção de ninar"). Brahms morreu em 1897.
Peter Ilyich
Tchaikovsky
Tchaikovsky é mais conhecido por obras para o balet,
especialmente "O Quebra-Nozes"
e "O Lago dos Cisnes". Também
escreveu óperas, quartetos de cordas e concertos, todos conhecidos pelas suas
melodias ricas e capacidade para criar humor. Tchaikovsky morreu em 1893.
Igor
Stravinsky
Stravinsky foi nomeado pela revista
"Time" como uma das 100 pessoas mais influentes do século 20. Ele é
mais conhecido por seus balets, em particular a "Sagração da
Primavera", que causou tumultos quando apresentada pela primeira vez na
França. Stravinsky estabeleceu-se em Los Angeles e tornou-se cidadão americano,
morrendo em 1971.
Joseph Haydn
Joseph Haydn veio de uma família grande e pobre. Trabalhou
incansavelmente na música, tornando-se menino de coro na Catedral de Viena, aos
8 anos e, em seguida, dando aulas de música. Um dos jovens que procuraram Haydn
como mentor foi o jovem Wolgang Mozart. De natureza gentil e bem-humorado,
Hadyn muitas vezes escreveu sobre seu amor por Deus e pela natureza, compondo diversas
sinfonias, mesmo em idade avançada. Morreu em 1809.
Franz Schubert ( -1828)
Desde a infância, Schubert foi dotado em muitos
tipos instrumentos, bem como no canto. Filho de um diretor de escola, era
estudioso e trabalhador e começou a escrever música muito jovem. Produziu um grande de número de
sinfonias, missas, obras de teatro e sonatas para piano. No
Giacomo Puccini (1858-1924)
Puccini é
frequentemente mencionado como o "o melhor compositor italiano de ópera
depois de Verdi" e o "último grande compositor de ópera em
Itália". As suas obras - La Boheme, Tosca, Madama Butterfly, Il trittico e
Turandot são obras de arte .
Antonio Vivaldi
(1678-1741)
Compositor
italiano barroco e um violinista virtuoso, Vivaldi continua a ser admirado pelas suas obras, especialmente pelos seus
concertos instrumentais em violino. A sua
maior obra de arte é “As Quatro Estações”. No total, Vivaldi compôs mais de 500
concertos dos quais metade são solos de instrumentos e corda, principalmente de
violino.
CURIOSIDADES
Beethoven era canhoto e devido à sua pele morena e cabelos
muito negros, era tratado como "o espanhol". O sobrenome
Beethoven significa horta de beterrabas. O seu problema de audição
manifestou-se aos 26 anos de idade e aos 46 estava praticamente surdo
Mozart morreu aos 35 anos, deixando mulher e dois filhos. Foi enterrado numa vala
comum, sem a presença de nenhum parente ou amigo. Até hoje não se sabe ao certo
onde seu corpo está enterrado.
Tchaikovsky -Durante 14 anos a baronesa Nadyezhda von Meck
apoiou financeiramente o compositor e durante este período trocaram numerosas
cartas sem jamais se terem encontrado.
Antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo ao morrer, o coração foi
retirado devido ao seu temor de ser enterrado vivo. O coração foi posto numa urna
de cristal selada e permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da
Santa Cruz
Bach teve 7 filhos fruto do seu primeiro matrimónio e
13 do segundo. A sua obra, A Paixão segundo São Mateus, tem duração de
mais de 2 horas e meia (em algumas interpretações mais de 3 horas. Bach ficou
cego no final da vida e morreu devido a uma intervenção cirúrgica fracassada aos
olhos.
O compositor Händel também morreu cego.
Schubert, apesar de ter morrido precocemente aos 31 anos,
escreveu mais de 600 canções.
Schumann morreu aos 46 anos num asilo. No final da vida,
perturbado mentalmente, afirmava escutar a nota lá em todo o lado, o que o
levou a uma tentativa de suicídio dois anos antes de sua morte.
Puccini, autor de La Bohème, Tosca e Madama
Butterfly vivenciou uma grande tragédia pessoal. A sua esposa, Elvira Gemignani, extremamente
ciumenta, acusou a empregada da família Doria Manfredi de seduzir e manter
relações sexuais com Puccini. Pressionada por Elvira, que passou a infernizar
sua vida, Dora cometeu suicídio bebendo veneno na cozinha da casa dos Puccini.
O famoso coro Va pensiero su ali dorate
(Vai, pensamento, em asas douradas) da ópera Nabucco, de Verdi, foi considerado um símbolo nacional pelos
italianos e quase se tornou o Hino Nacional. La Traviatta, uma das óperas mais
encenadas no mund, fracassou na sua
época. Verdi foi deputado e senador.
Apesar do filme Amadeus retratar Antonio
Salieri como um compositor invejoso, mesquinho e medíocre,
a realidade não condiz com a ficção. Alcançou uma elevada posição social e
desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX. Ensinou
compositores famosos como Ludwig Van Beethoven, Franz Liszt, Franz Schubert e também ao filho mais novo de Mozart, Franz
Xaver.
Em 1703, Vivaldi tornou-se padre e ensinou violino num orfanato de
raparigas, em Veneza. Apesar do sacerdócio, teve vários casos amorosos, um dos
quais com a cantora Anna Giraud. A maior parte do seu repertório foi descoberto
apenas na primeira metade do século XX em Turim e Génova.
Especula-se se Rachmaninoff era portador da Síndrome de Marfan, caracterizada por membros anormalmente longos; as suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros).
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